quarta-feira, 18 de junho de 2014

FESTA JUNINA DA PARÓQUIA SANTA EDWIGES EM BRÁS DE PINA

Devemos nos lembrar de que, ao menos originalmente, elas existem para comemorar três santos de grande importância, exemplo para nós e cuja memória se celebra neste mês: Santo Antônio, dia 13, São João Batista, dia 24, e São Pedro, dia 29. 
SANTO ANTÔNIO FOI UNGIDO PELO SENHOR E ENVIADO PARA ANUNCIAR A BOA NOVA AOS POBRES. 
Como tal, tornou-se um eterno cantor do Amor do Senhor um dos "poucos" trabalhadores da grande messe.
SÃO JOÃO BATISTA DEUS FEZ LUZ DAS NAÇÕES TRANSFORMANDO-O NUM HINO DE LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS por tê-lo formado "de modo admirável" fazendo dele insigne pregador de um Batismo de conversão.
SÃO PEDRO APELIDADO DE "ROCHA" PELO SENHOR, RECEBEU "AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS" liberto da prisão pelo Anjo do Senhor nós podemos com ele cantar: "De todos os temores me livrou o Senhor Deus"
As festas juninas homenageiam esses três santos católicos, mas a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã.
É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos.
Arraial multicultural Tradições européias e indígenas se misturam nessas divertidas comemorações
A quadrilha tem origem francesa, nas contradanças de salão do século 17. Em pares, os dançarinos faziam uma seqüência coreografada de movimentos alegres. O estilo chegou ao Brasil no século 19, trazido pelos nobres portugueses, e foi sendo adaptado até fazer sucesso nas festas juninas 
A fogueira já estava presente nas celebrações juninas feitas por pagãos e indígenas, mas também ganhou uma explicação cristã: Santa Isabel (mãe de São João Batista) disse à Virgem Maria (mãe de Jesus) que quando São João nascesse acenderia uma fogueira para avisá-la. Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança recém-nascida
As músicas juninas variam de uma região para outra. No Nordeste, as composições do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga são as mais famosas. Já no Sudeste, compositores como João de Barro e Adalberto Ribeiro ("Capelinha de Melão") e Lamartine Babo ("Isto é lá com Santo Antônio") fazem sucesso em volta da fogueira
Os três santos homenageados em junho - Santo Antônio, São João Batista e São Pedro - inspiram novenas e rezas e acredita-se, por exemplo, que os balões levam pedidos para São João. Mas Santo Antônio é o mais requisitado, por seu "poder" de casar moças solteiras
A comida típica das festas é quase toda à base de grãos e raízes que nossos índios cultivavam, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca. A colonização portuguesa adicionou novos ingredientes e hoje o cardápio ideal tem milho verde, bolo de fubá, pé-de-moleque, quentão, pipoca e outras gostosuras. 

PARÓQUIA SANTA EDWIGES
 EM BRÁS DE PINA
PÁROCO GIVANILDO LUIZ ANDRADE
IMAGENS DANIEL VERDIAL


--