domingo, 11 de janeiro de 2015

BATISMO DO SENHOR 2015

Com a festa de hoje, do Batismo do Senhor Jesus, conclui-se o tempo do Natal e começa, então, o Tempo Comum da Igreja, percorrendo assim, os mistérios de Cristo na proclamação do Evangelho e na celebração eucarística.
Jesus Cristo quis, Jesus Cristo  quer assumir-nos em si. Assim, oferece-se na cruz, por nós. Natal e Páscoa: o corpo assumido por Jesus na encarnação tem em vista a cruz; da sua entrega livre e amorosa. Sua Páscoa é a nossa Páscoa. É assim que saímos do batismo de João, que representou um desejo interno de conversão e vida nova para recebermos o batismo que nos incorpora a Cristo, que nos torna filhos de Deus e membros da Igreja. E, portanto, novas criaturas em Cristo.
 Sem pecado, Jesus submete-se ao batismo de João, revelando a todos a sua condição de servo.  Servo sofredor. É um batismo no qual demonstra seu extremo esvaziamento por amor a nós, aos homens. O batismo no Jordão é  mais uma revelação, entre tantas, da missão pública de Jesus no mundo e para o mundo. O próprio nascimento já é um evento, um acontecimento público da revelação do Senhor. Ele é o Senhor! É o Messias. O Enviado do Pai e, o Céu se abre e sobre Ele é derramado o Espírito. 
Há, contudo, o mistério do Servo sofredor n’Ele: toma sobre si o pecado dos homens, cumprindo a profecia de Isaias. Ele é a fonte de água-viva à qual, os homens, sedentos podem acorrer. Descendo às águas do Jordão, lava, purifica a humanidade inteira: “Sai das águas, elevando consigo o mundo que estava submerso, e vê abrirem-se os céus de par em par, que Adão tinha fechado para si e sua posteridade, assim como o paraíso lhe fora fechado por uma espada de fogo” – S. Gregório Nazianzo.
Água e Espírito. Nós fomos batizados em Cristo na água e no Espírito Santo, pois naquele dia, no dia do nosso batismo, sobre o pequeno Jordão, sobre a fonte batismal, fez-se ouvir a voz do Pai, que dava testemunho a nosso respeito, como deu do Cristo: “Tu és o meu filho(a) amado(a).
Mc 1,7-11
Naquele tempo, João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.” Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer.”

Para aprofundar, cf.:  O Batismo do Senhor – dia 11.01.2015. Jornal: O Testemunho de Fé, edição semanal . 726.

PARÓQUIA SANTA EDWIGES
BRÁS DE PINA – RJ
Pároco: Pe Givanildo Luiz Andrade
Fotografia: Daniel Verdial

--