quarta-feira, 1 de abril de 2015

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR - ‏ 2015

Homilia de Padre Givanildo Luiz Andrade
"O que pode querer dizer viver a Semana Santa para nós? O que significa  seguir Jesus em seu caminho no Calvário para a Cruz e a Ressurreição? 
Em suma missão terrena, Jesus  percorreu os caminhos da Terra Santa;  chamou 12 pessoas simples para que  permanecessem com Ele, compartilhando o seu caminho e para que continuassem a sua missão;  escolheu-as entre o povo cheio de fé  nas promessas  de Deus. 
Falou a todos, sem distinção, aos grandes e aos humildes, ao jovem rico e à  pobre viúva, aos poderosos e aos indefesos; levou a misericórdia e o perdão de Deus; curou, consolou, compreendeu; doou esperança; levou a todos a presença de Deus que se interessa por cada homem e cada mulher, como faz um bom pai e uma boa mãe para cada um  de seus filhos.
Deus não esperou que fôssemos a Ele, mas foi Ele que se moveu para nós, sem cálculos, sem medidas. Deus é assim: Ele dá sempre o primeiro passo, Ele se move para nós. 
 Jesus viveu a realidade cotidiana do povo mais comum: comoveu-se diante da multidão que parecia um rebanho sem pastor; chorou diante do sofrimento de Marta e Maria  pela morte do irmão  Lázaro; chamou  um cobrador de impostos  como seu discípulo; sofreu também a traição  de um amigo. 
 Nele Deus nos doou a certeza de que está  conosco, em meio a nós. 'As raposas - disse Ele, Jesus - as raposas têm suas tocas e as aves do céu os seus ninhos, mas o Filho do homem  não tem onde repousar a cabeça' - Mt  8,20. Jesus não tem casa, porque a sua casa é o povo, somos nós, a sua missão é abrir a todos as portas de Deus, a ser a presença do amor de Deus.
 Jesus não vive este amor que conduz ao sacrifício de modo passivo ou como um destino fatal; certamente não esconde a sua profunda inquietação humana  diante da morte violenta, mas se confia  com plena confiança 
 ao Pai. Jesus  entregou-se voluntariamente à morte  para corresponder ao amor de Deus Pai, em perfeita união com a sua  vontade, para demonstrar o seu amor por nós. 
Viver a Semana Santa é entrar  sempre  mais na lógica de Deus, na lógica  da Cruz, que não é antes de tudo aquela da dor e da morte, mas aquela do amor e da doação  de si que traz vida. É entrar na lógica do Evangelho.  
 Seguir, acompanhar Cristo, permanecer com Ele exige um 'sai' - sair. Sair de si mesmo, de um modo cansado e rotineiro de viver a fé, da tentação de fechar-se nos próprios padrões que terminam por fechar o horizonte da ação criativa de Deus. 
Deus saiu de si mesmo para vir em meio a nós, colocou a sua tenda entre nós para trazer-nos a sua misericórdia que salva e doa esperança. Também nós, se desejamos seguindo e permanecer com Ele, não devemos nos contentar em permanecer no recinto das 99 ovelhas, devemos sair, procurar com Ele a ovelha perdida, aquela mais distante. 
 Lembrem-se bem: sair de nós mesmo, como Jesus, como Deus saiu de si mesmo em Jesus e Jesus saiu de si mesmo por todos nós
A Semana Santa é um tempo de graça que o Senhor nos doa para abrir as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paróquias e sair de encontro aos outros, fazer-nos próximos para levar a luz e a alegria da nossa fé. Sair sempre! 
E isto com amor e com a ternura de Deus, no respeito e na paciência, sabendo que nós colocamos as nossas mãos, os nossos pés, o nosso  coração, mas em seguida é Deus que orienta e torna fecunda cada ação nossa.
Desejo a todos viver bem estes dias seguindo o Senhor com coragem, levando em nós mesmos um raio do seu amor a quantos  encontrarmos". Catequese do Papa Francisco, para a Semana Santa

PARÓQUIA SANTA EDWIGES
BRÁS DE PINA
Pároco: Pe Givanildo Luiz Andrade
Imagens: Daniel Verdial

--